terça-feira, 17 de junho de 2008

Governo vai avançar com a obra da linha ferroviária Vale dos Ovos/Fátima

Leiria fica com paragem do TGV e também ligação a Fátima


A informação foi confirmada na reunião plenária do Plano Regional de Ordenamento de Oeste e Vale do Tejo, Fátima vai ficar ligada à linha do Norte através de uma nova linha que vai ligar à estação de Vale dos Ovos, assim como Fátima fica ligada à linha do Oeste através de uma ligação ferroviária à estação de Leiria.
Assim, dentro de algum tempo, quem vier pela linha do Norte e quiser servir para Fátima apanha a ligação em Vale dos Ovos, quem vier pela linha do Oeste e quiser seguir para Fátima apanha a ligação em Leiria.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Afinal vai ser reformulado o traçado do TGV em Alcobaça ??!!

Vai ser reformulado o traçado do TGV que passa pelo concelho de Alcobaça. A garantia foi dada à Câmara Municipal pela Secretaria de Estado dos Transportes numa reunião que juntou o presidente Gonçalves Sapinho e vários habitantes do concelho. A Câmara pede ao governo que coloque o comboio a passar o mais próximo possível da Serra dos Candeeiros embora tenha manifestado a convicção de que a melhor solução ainda seria colocar o TGV a passar do lado de lá da Serra.

Escrito por Luísa Patrício 04-Jun-2008 Rádio D.Fuas http://www.cincup.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2935&Itemid=103

Nota:
Gostaríamos apenas de referir que ninguém do nosso movimento foi contactado para estar presente, nem sequer se conhece a data da reunião ou quem foram os habitantes que estiveram presentes.

domingo, 15 de junho de 2008

Novo Reitor do Santuário defende TGV perto de Fátima

A poucos dias da maior peregrinação anual a Fátima, o Pe. Virgílio Antunes, Reitor nomeado do Santuário, manifestou-se em favor da criação de uma estação para o comboio de alta velocidade que possa servir quem se desloca à Cova da Iria.

“Esperamos que haja uma estação próxima de Fátima e, se não for exactamente ali, que haja meios de transporte que estabeleçam a ligação entre a estação e o Santuário, porque muita pessoas vindas não só do país, mas até de outras partes, poderão aproveitar esse meio de transporte”, declarou ao Programa Ecclesia o futuro responsável pelo Santuário, quando questionado sobre a estação projectada para aquela região pela RAVE-Rede de Alta Velocidade.

A actual estação ferroviária, refere o Pe. Virgílio Antunes, “não serve minimamente a localidade nem o Santuário de Fátima nem os peregrinos de Fátima” porque “fica num descampado, numa zona distante”, frisando que há mesmo “pessoas enganadas” que esperavam, “como noutras partes do mundo, descer do comboio e, a pé, chegar rapidamente ao seu destino”.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

ATAC Reune com o Exmo. Sr. Doutor António Marinho e Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados

No seguimento da contestação efectuada por este movimento à passagem do TGV pelo concelho de Alcobaça, quatro membros deste grupo deslocaram-se no dia 05-06-2008 pelas 16:00 à sede da Ordem dos Advogados no Largo de São Domingos, 14 - 1º em Lisboa, onde foram excelentemente bem recebidos pelo Sr. Bastonário, Doutor António Marinho e Pinto.

A reunião teve lugar na Sala Adelino da Palma Carlos com a maior cordialidade por parte do Sr. Bastonário, que se mostrou bastante interessado pelo caso em questão, bem como louvou a iniciativa em causa por não ser uma questão pessoal mas sim uma questão de interesse de toda uma região quer a nível social, quer a nível ambiental.

Foi-lhe entregue um dossier contendo 15 documentos e um CD sobre todo o processo em causa, para que todas as situações possam ser devidamente analisadas, e foi dito pelo Sr. Bastonário que assuntos desta natureza são de interesse primordial e que iria analisar todo o processo.
A reunião terminou cerca das 17:30, e para além dos assuntos enumerados, outros foram tambem falados acerca do caso em questão.