quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

PRETO NO BRANCO

TGV.... A última ridicularia.. dos senhores que dizem que nos governam tem a ver com o famoso CAV (Comboio de Alta Velocidade) ou TGV (Train à GrandeVitesse).


Vejamos:


Dizem eles que o TGV vai para a frente, aconteça o que acontecer, custe o que custar.

Quem paga de qualquer maneira somos nós, portanto é para seguir...


Mais:


Que as opções estão tomadas e serão a ligação Lisboa-Madrid e Lisboa-Porto.


Vejamos a ligação Lisboa-Porto, que é a que mais nos diz respeito:


O TGV é um comboio para circular a 300 ou mesmo 350 km/h.

A distância entre Lisboa e Porto é de 317 km.

Assim sendo, levando em conta que o comboio teria aquela velocidade e descontando o tempo de aceleração até aos 350km/h a partir de Lisboa e a desaceleração até velocidade compatível com a chegada ao Porto, o comboio gastaria cerca de 1 hora e 15/20 minutos, talvez mesmo mais, 1 hora e meia. Boa média!

Porém... (há sempre um porém!!!...) Foi dado a conhecer que o trajecto Lisboa-Porto teria as seguintes paragens de percurso:


OTA - a 70 kms de Lisboa (caso o novo aeroporto seja lá!)

LEIRIA - a 72 kms da Ota e a 142 de Lisboa

COIMBRA - a 60 km de Leiria e a 202 de Lisboa

AVEIRO - a 64 km de Coimbra e a 266 de Lisboa

PORTO - a 51 km de Aveiro e a 317 de Lisboa


Perante este quadro, permitam-que faça algumas observações e uma pergunta:


OBSERVAÇÕES:


- Saído de Lisboa, o TGV, a 300 km/h, mal comece a acelerar estará a travar a fundo, para não falhar a Ota, a 70km; depois repete-se a dose no trajecto Ota-Leiria, cujo trajecto é de 72km; também no Leiria-Coimbra, 60km; e no Coimbra-Aveiro, 64km; e, finalmente, no Aveiro-Porto, 51km.

- Assim, um trajecto que antes se viu que levaria cerca de HORA E MEIA, nestas condições nunca consumiria menos de 2 HORAS E MEIA, bem folgadas. Como actualmente percurso se faz em 3 HORAS e, com um comboio que atinja 180 km/h, se fará em MENOS DE 2 HORAS, para que vai servir o TGV!

- Será que "eles" aspiram a ter um TGV, um comboio de apeadeiros !

- Com tantas acelerações bruscas e travagens ainda mais, aquilo é que vai ser um gasto em «embraiagens» e «pastilhas de travões»!

- Será que vamos ter dinheiro para tantas peças!
- Não nos podemos esquecer de que o TGV é um comboio que em alguns paises já existe há 30 anos!
- Será que vamos ser nós a gastar o resto da sucata que a Europa vai ter nos próximos anos de TGV's obsoletos, como acontece com os autocarros!

PERGUNTA:

Estes senhores andam a gozar connosco ou não?

3 comentários:

Alcobacense disse...

Pergunta 2:
O comboio intercidades pára em todas as estações?

Não sei tb que é que anda a gozar ou a tentar "desinformar".

Não sou a favor do TGV LX-Porto, mas por favor, se querem uma luta séria, tentem ser sérios e não andar a arranjar argumentos falsos.

Lúcia Duarte disse...

ora viva caro alcobacense
então, também por aqui?
estou a estranhar essa dos argumentos falsos. a quais se refere? e porque é que a luta destes cidadãos não é séria?
há aqui qualquer coisa que me está a escapar, não há?
espero que tenha em atenção que estes homens e mulheres não são politicos nem o aspiram ser, portanto não precisam de usar argumentos falsos para se explicarem. se calhar o que custa a engolir a alguns é o facto de eles agirem sem interesses particulares, não será?já não há muita gente como esta que luta por amor à camisola e talvez alguns nem saibam bem o que isso é.
bom, eu como comentadora gostava muito que nos explicásse quais os argumentos falsos que este movimento apresentou e que o amigo descodificou (desculpe mas ou eu sou muito estupida ou estão em código porque eu não vi nenhum...)

Alcobacense disse...

Calma Lúcia. Há que saber aceitar a crítica, que vos pode ajudar a tornarem-se mais fortes e a corrigirem algumas imperfeições na vossa luta.

No fundo o que pus em causa foi memso este post. Lúcia, a linha do norte tem dezenas de estações e apeadeiros, e não é por isso que o Alfa Pendular demora mais tempo de Lisboa ao Porto. Apesar da linha de TGV ter estações em Leiria, Coimbra e Aveiro, não quer dizer que os comboios directos e mais rápidos lá parem. Podem existir vários serviços em simultâneo...

Este argumento que foi apresentado neste post é muito fraco e muito antigo e já foi esclarecido há bastante tempo. É por isso que não vale a pena andar a insistir nisto. A RAVE facilemente contrapõe o que fragiliza toda e qualquer luta.

Uma luta a sério precisa de argumentos e justificações fortes.

Não pretendi nunca por em causa o vosso movimento, e até fico contente que haja união neste sentido sem quaisquer motivações políticas. Força nisso!