sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Mergulho Subterrâneo na nascente “Poço Suão Velho”




Depois de dois anos à espera de ser mergulhada, esta nascente revelou-se pouco profunda, desde o espelho de água, apenas uns escassos 6m de profundidade, obstruída em todas as direcções. A cavidade submersa apresenta uma secção em “T” com uma ligeira curva para oeste. (mais detalhes serão divulgados em topografia).

Os estratos calcários encontram-se alinhados horizontalmente com bastantes fendas (fracturas), o que se calcula, bastante difícil a continuidade para zonas mais profundas.

Mesmo tentando a desobstrução neste local, seria demasiado penoso, pelo simples facto de ter pouco mais do que 1m/1,5m de largura, noutros locais até bem menos, e a argila que ali se encontra, por causa da colmatação. Desobstruções tentadas em 1999 e 2000 no Poço Suão revelaram isso mesmo.
Em 2005 tiramos bastante pedra do Poço Suão (cerca de 2,5m de profundidade numa área de 6m2) que em 2006 a água que brotou devido ao inverno chuvoso, não colmatou, pelo menos com argila. Apenas apareceu bastante areia no fundo do sifão (visível a olho nu).
Obviamente que continuaremos a insistir na Nascente Poço Suão, onde retiramos perto de 4T de pedra em 4 dias de trabalhos de desobstrução.

Ainda à muito a fazer no Poço Suão, talvez tenhamos que fazer desobstruções debaixo de água, utilizando equipamento específico.
Iremos tentar desobstruir o Algar do Louro mais a montante do Poço Suão Velho, a cerca de 1,5Km em linha recta, esta tem uma desobstrução a 80m de profundidade, a sua cota de entrada ainda não está estabelecida em relação à cota do espelho de água das nascentes, pelos nossos cálculos será de cerca de uns 100m de desnível o que pressupõem que a desobstrução do Algar do Louro venha a dar frutos. Assim o esperamos!O NEALC pretende fazer uma campanha de verão para a desobstrução do Algar do Louro, que a seu tempo será divulgada.

Espeleo-mergulhadores: John Pereira e Mário Lança – Porto
http://espeleonealc.blogspot.com/

Sem comentários: