Custos do TGV derrapam
O comboio de alta velocidade vai custar mais do que previsto inicialmente. Um documento ontem divulgado pelo Parlamento Europeu indica que o custo da ligação entre Lisboa, Porto e Madrid disparou mais de 40%.
A obra ainda está longe de começar, mas o custo do TGV já derrapa a alta velocidade.
Em 2004 a Comissão Europeia previa que a ligação Lisboa-Porto-Madrid ficasse por 8 mil milhões de euros. Mas agora um estudo encomendado pelo Parlamento Europeu indica que o preço da ligação entre as três cidades já disparou para 11 mil milhões de euros.
Quanto ao tempo de construção, o estudo refere que ainda é possível ter o projecto pronto na data inicialmente prevista. Só que os corredores ferroviários para mercadorias estão atrasados dez anos. É o caso por exemplo do eixo Sines-Badajoz que deveria estar a pronto em 2010 e só deverá estar concluído lá para 2020.
O estudo aponta várias razões para os atrasos. Desde problemas na gestão dos projectos, à falta de planeamento e financiamento, até contenciosos e obstáculos legais. A derrapagem financeira do projecto que inclui o TGV português é uma das maiores do conjunto das 30 grandes obras de transportes definidas como prioritárias pela União Europeia.
Sem comentários:
Enviar um comentário