terça-feira, 6 de janeiro de 2009

From: brotas@fisica.ist.utl.pt



À atenção do Clube de Reflexão MARGEM ESQUERDA do PS


4 de Janeiro 2009

Caro Camarada António Gomes Marques,



Envio-lhe em anexo cópia do parecer que, no ambito da consulta pública sobre a avaliação ambiental do troço à saida de Lisboa da linha de Alta Velocidade para o Norte, que terminava em 12 de Dezembro, enviei no dia 11 em carta registada ao Director Geral da Agência Portuguesa do Ambiente.

Penso que reconhecerá duas coisas:

1ª- A extraordinária importância deste assunto para o futuro dos transportes na àrea Metropolitana de Lisboa.

2ª - A aparente nula atenção dada pelas altas esferas da Administração a este assunto e consequente desinteresse da Comunicação Social.

A questão deste troço à saida de Lisboa da linha da linha para o Norte, é só um dos vários assuntos sobre os quais a população portuguesa está pessimamente informada.

Em particular, está mal informada a população da região de Lisboa em que estão previstas Obras Públicas muitíssimo importantes, e está mal informada a própria Administração

Trata-se , de uma situação de excepção a que é preciso por fim.

Para por fim a uma situação há que perceber como é que ela se desenvolveu.

A meu ver, numa larguíssima medida, ela é devida ao modo como tem actuado a CCRLVT presidida pelo nosso Camarada Fonseca Ferreira elemento proeminente da Margem Esquerda.

A CCRLVT devia ter sido, nestes últimos anos, o grande organismo de procura das melhores soluções para os transportes na região de Lisboa e não o tem sido (Defendeu, por exemplo, até ao final o Aeroporto da Ota e, no O PROTAML por ela elaborado, creio que em 2004, há uma proposta de travessia ferroviária do Tejo manifestamente errada)..

Vamos ter eleições autarquicas em que os problemas de transportes serão inevitavelmente abordados.

Proponho, assim, à Margem Esquerda que, como Clube de Reflexão, aceite debater estes assuntos, começando por debater, em conjunto com as eventuais contrapropostas da CCRLVT, o parecer que junto envio sobre o problema da saida de Lisboa dos comboios para o Norte que, não sendo um problema único, é um problema absolutamente central.

Este debate poderá contribuir para que a Comunicação Social se interesse mais por este assunto

Espero uma resposta da Margem Esquerda.

Com as melhores saudações socialistas

António Brotas

Sem comentários: