sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Pastilhas de Travão contaminam águas subterrâneas com metais pesados

A poluição das águas subterrâneas, ou do lençol freático, por metais pesados é uma das maiores preocupações ambientais actuais. Os metais pesados têm um impacto cumulativo no corpo humano, podendo levar a diversos tipos de intoxicações, alergia e até à morte. Com o lençol freático contaminado, é quase certo que essa contaminação chegará à população, por meio do serviço de abastecimento de água.
Mas, à excepção dos vazamentos ocorridos em fábricas que não tomam o devido cuidado com o meio-ambiente e dos acidentes localizados, não era conhecido até agora a fonte real dessas contaminações, que estão surgindo por toda a parte. Essa dúvida foi agora respondida por pesquisadores do Instituto Fraunhofer, Alemanha.

Causa: Pastilhas de travão!



No entanto existem outros vilões na lista dos grandes contaminadores dos lençóis subterrâneos que são: a utilização de rails de protecção em zinco nas autoestradas, e redes de vedação quer nas autoestradas bem como nas linhas de caminho de ferro, e as próprias linhas de caminho de ferro e respectivas rodas dos comboios.
Todos esses materiais têm na sua composição zinco e alumínio entre outros metais, são duráveis, fáceis de instalar, e de grande resistência. Porém, ainda que duráveis, essas estruturas estão sujeitas à corrosão por acção dos agentes atmosféricos e sofrem o inevitável desgaste, mesmo que de forma pouco visível a olho nu.
A sua deterioração lenta é responsável por levar ao solo anualmente toneladas, repito! toneladas de zinco, chumbo, alumínio, entre outros metais pesados, em que a maioria atinge cursos de água por meio dos canais de escoamento de águas pluviais que desaguam directamente nos rios e linhas de água mais próximos.

Portanto cabe a cada um de nós defender o que é nosso, e que por direito nos pertence, não podemos deixar que estraguem aquilo que temos de melhor no nosso concelho, na nossa freguesia em prol de um desenvolvimento "insustentado" e economicamente catastrófico.

A infiltração de zinco, alumínio e outros metais pesados num dos maiores lençóis freáticos da Europa, numa zona de infiltração máxima é inevitável com a passagem do TGV pelo nosso concelho!

Não á destruição da nossa PRECIOSA ÁGUA!!!
por Francisco Vicente

Sem comentários: